abril 15, 2019

Porque investir em Marketing Digital é tão importante?

Porque investir em Marketing Digital é tão importante?

As vantagens do marketing digital para pequenas e grandes empresas

Nos últimos anos, muitas pessoas no Brasil começaram a empreender, seja por opção ou por necessidade, o fato é que mais empresas estão no mercado e se destacar com tantos concorrentes no horizonte às vezes pode ser uma tarefa difícil.

Segundo o levantamento da Serasa Experian – Indicador de Nascimento de Empresas, somente no ano de 2018 foram criadas 2,5 milhões de novas empresas no Brasil.

Cerca de 80% dos novos negócios se enquadram na categoria de de Microempreendedores Individuais (MEI), ou seja, aquelas que tem no máximo dois funcionários. O cenário é de um mercado completamente pulverizado e para se destacar é preciso ter traçar uma boa estratégia para a sua empresa.

Se engana quem pensa que o marketing é restrito a grandes empresas, o marketing digital traz algumas vantagens que podem ser o diferencial competitivo e ser o divisor de águas no seu crescimento.

As pessoas precisam conhecer a sua empresa e o marketing digital pode te ajudar nessa tarefa

O seus produtos ou serviços podem ser incríveis e diferenciados, mas a pessoas precisam conhecê-los antes de chegar até você!

Essa é a premissa básica da publicidade: entender a necessidade de determinado grupo de pessoas e oferecer soluções que atendam às expectativas delas.

Todos os grandes players de mercado investem em propaganda e marketing para manter a sua base de clientes e conquistar novos, além de estabelecer a imagem da marca, geralmente investindo pesado em várias plataformas on e offline.

Hoje, felizmente, com criatividade e conhecimento técnico, as pequenas empresas também conseguem implementar campanhas de marketing e obter ótimos resultados com um custo relativamente baixo.

É possível começar investindo pouco

Com o marketing digital a publicidade foi democratizada. Investir nos meios tradicionais custa caro e geralmente é restrito a empresas médias e grandes, mas hoje, com uma verba bem mais modesta é possível começar a anunciar na internet.

Para se ter uma ideia, é possível anunciar no Facebook investindo a partir de U$$ 1 (aproximadamente R$4 na cotação atual).

Todas as grandes redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn possuem plataformas de anúncio bastante intuitivas, e em poucos passos a sua campanha pode estar no ar.

Existe uma infinidade de redes a serem trabalhadas

Mas isso não significa que você precisa estar em todas elas. É melhor escolher aquelas que tem mais afinidade com o seu negócio e desenvolver bem o conteúdo nelas. Isso irá garantir uma audiência altamente fidelizada e satisfeita com a sua empresa.

Como escolher em lugar estar?

Cada plataforma tem características úncias que precisam O Pinterest, por exemplo, é um bom gerador de tráfego para a sua página ou Blog. Se o seu negócio é de moda, O Instagram tem o fit ideal para o seu segmento. Quer falar de negócios? Aposte no LinkedIn.

Conhecer bem as especificidades de cada plataforma irá te ajudar a definir o tom a ser utilizado em cada uma delas e definir de que forma elas serão utilizadas na sua estratégia de marketing digital.

No ambiente digital você têm um alto grau de segmentação

Escolher a segmentação, ou seja, o perfil do público que você irá impactar é essencial para ter sucesso e retorno de investimento. Um segmentação bem executada irá trazer melhores resultados para a campanha.

Com as plataformas de anúncios das redes sociais é possível escolher o perfil das pessoas que receberão a sua mensagem pelos anúncios. E isso não se restringe a informações geográficas e demográficas.

Você constrói o posicionamento da sua empresa

Através de narrativas e produção de conteúdo, você constrói a reputação da sua empresa no mundo digital através de construção de narrativas. Técnicas como o storytelling se popularizaram nos últimos anos e são fundamentais para construir a imagem da empresa na cabeça dos seus potenciais clientes.

Entender o público com quem você está conversando é essencial para produzir o conteúdo que mais tem afinidade com a sua audiência, por isso, entender bem o commportamento da  sua base e o que ela espera da sua empresa é um passo fundamental na hora de planejar os conteúdos e também as suas campanhas.
Para ajudar nessa tarefa, é altamente aconselhável que você desenvolva uma brand persona, estruture editorias e também calendários de conteúdo.

É possível adaptar a estratégia no meio do caminho

A sua campanha não está tendo o resultado esperado? Mude de estratégia.A rota pode ser alterada no meio do caminho, porque não?

Os resultados trazem muito mais que métricas números, mas experiências que podem ser aproveitadas na próxima campanha.

Mensurar os resultados é muito mais fácil no ambiente online

A grande maioria, senão todas as grandes plataformas atuais tem uma parte de analytics dentro do próprio administrador onde é possível obter informações detalhadas do seu público e também das campanhas já realizadas.

Esta é uma etapa muito importante que irá trazer diversos insights e aprendizados.

O desafio aqui é saber ler, interpretar e implementar estratégias baseadas nos dados disponíveis e aplicar o aprendizado nos próximos planejamentos para otimizar ainda mais a sua estratégia.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com a gente! 🙂

Nome*

Email*

Assunto

Mensagem*


Marketing Digital # , ,
Share: / / /