Se você tem um produto e ainda não está convencido de que um bom design faz toda a diferença, listamos 10 motivos para investir em design de embalagem. Confira!
1 – É uma ótima estratégia de Branding
Através do design é possível contar histórias incríveis, estabelecer diálogos com os clientes e até mesmo humanizar a sua marca utilizando imagens, textos e formatos diferenciados. Pense em possibilidades que irão surpreender o seu cliente, mesmo que seja por alguns momentos. Lembre-se que a embalagem é o primeiro contato dele com o seu produto, então valeu muito a pena caprichar!
2 – Um bom design destaca o seu produto dos concorrentes
Uma embalagem diferenciada pode ser determinante na escolha do seu produto em relação ao da concorrência. Neste caso o design, além de chamar atenção na prateleira, também deve ressaltar os benefícios e principais diferenciais.
3 – Ajuda a preservar o produto
Durante o transporte de mercadorias, é muito comum que ocorram avarias, muitas vezes impossibilitando a sua venda. Um bom design de embalagem, além de ser agradável aos olhos, também deve ajudar a proteger os produtos, garantindo uma redução considerável de perdas.
4 – É uma ótima opção para reformulações ou lançamentos
Quer que um novo produto se destaque no ponto de venda? Invista na embalagem! E mesmo produtos que já estão há anos no mercado, uma repaginada ajuda a instigar aquelas pessoas que ainda não o experimentaram, bem como os clientes que por algum motivo pararam de consumir. Essa prática é muito comum no ramo alimentício e ajuda a estender o ciclo de vida dos produtos.
5 – Agrega mais valor ao produto
Produtos com embalagens bem trabalhadas causam uma percepção melhor nos consumidores. Aquele ditado “Comer com os olhos” faz todo o sentido quando estamos falando de embalagens e traz uma experiência sensorial mais completa para o seu cliente.
6 – Comunica o DNA da sua marca
Um bom design de embalagem traz os elementos característicos da marca e ajudam o cliente a identificar o produto mais facilmente no ponto de venda. Ao iniciar o projeto, é recomendável que você consulte o manual da marca, caso ele exista, para manter a unidade visual da comunicação.
7 – É possível apresentar os benefícios do produto de forma criativa
Nem sempre é fácil convencer o cliente que o produto é realmente bom, na maioria das vezes é bem difícil e dependendo do segmento, pode ser uma tarefa bastante árdua.
O design de embalagem ajuda na apresentação do produto de forma criativa, e se for bem trabalhado, consegue traduzir os benefícios do produto de forma bastante convincente.
8 – Facilita a usabilidade
Nada como embalagens práticas e fáceis de manusear, não é mesmo? Esse é um aspecto que muitas vezes passa despercebido ao pensarmos na produção de embalagens, mas que para o cliente é um ponto essencial. Novamente, é preciso colocar a experiência do cliente no centro da elaboração do projeto.
9 – Sua marca é exposta por mais tempo
Cidades como São Paulo tem leis restritivas para instalação de outdoors, as mídias out of home (OOH) por sua vez costumam ter um custo elevado.
As sacolas, como costumam ser reutilizadas no dia-a-dia dos clientes, funcionam como uma espécie de mídia alternativa espontânea.
Se o material for resistente, o tempo de vida dela pode ser extendido estendido. Nesse aspecto, vale a pena pesquisar alternativas mais sustentáveis que o plástico, o cliente do século XXI leva em conta a preocupação das empresas com a natureza.
10 – Ajuda a definir posicionamento de mercado
Assim como móveis, objetos de decoração e carros, o design também ajuda a segmentar e posicionar os produtos de consumo no mercado. Podemos observar que normalmente, as marcas premium investem bastante em acabamentos diferenciados para agregar mais valor aos seus produtos. Para decidir que tipo de design utilizar, vale a pena fazer uma boa pesquisa de mercado antes para entender qual é o seu público-alvo.