As “Starbucks Reserve Roastery” segundo Kevin Jhonson, CEO da multinacional, são lojas especiais da Starbucks que tem uma seleção dos mais raros e extraordinários cafés que a rede tem para oferecer.
Os cafés são torrados e moídos nas próprias lojas e proporcionam a experiência multisensorial completa para seus clientes. Também é possível encontrar, no mesmo espaço, filiais da padaria italiana Princi, bares e a casa de chás Teavana. Um conceito de loja totalmente novo para a marca.
O grande diferencial em algumas lojas, é poder acompanhar todo o processo de torrefação do café, o que proporciona uma imersão muito mais completa aos clientes e visitantes.
Além de trazer uma seleção de produtos premium, as lojas investiram bastante no design, sempre remetendo à cultura do café e, diferente das lojas convencionais, que tem um certo padrão, cada espaço é único e traz na decoração, design e arquitetura, elementos que remetem a cidade onde estão localizadas
A primeira loja conceito da Starbucks Reserve foi inaugurada em 2011 em Seattle, sua cidade de origem, e foi um enorme sucesso. Hoje, além da unidade no estado de Washington, existem outras quatro lojas, localizadas em Tóquio, Milão, Nova York e Xangai. A próxima está prevista para ser aberta em Chicago.
Xangai
Milão
A loja de Milão é a primeira e única loja Starbucks da Itália. O país é conhecido internacionalmente por seu café, especialmente pelo espresso e machiatto, então, foi um desafio e tanto para a Starbucks estabelecer a sua primeira operação no país, mas eles não decepcionaram.
A loja foi instalada no prédio histórico Palazzo delle Poste e se inspira na própria cidade de Milão para compor a decoração interior. Enquanto nas outras lojas as cores escuras e sóbrias predominam, na Roastery italiana, os detalhes coloridos são o grande diferencial e dão o toque especial para o lugar.
Tóquio
A unidade japonesa, que é a maior da rede, com aproximadamente 32.000 m2, está localizada no distrito de Nakameguro, um dos bairros mais chiques da capital japonesa. No centro da loja fica o barril de cobre, inspirado nas árvores de Sakura, um dos símbolos do Japão.
Nova York
Ambientação na construção de brand equity
O cuidado na escolha da ambientação do ponto de venda e, principalmente na experiência do cliente, é o que têm gerado mais valor agregado às marcas. Oferecer experiências diferenciadas é um bom caminho atrair novos clientes e fidelizar os que já frequentam as lojas.
Diferente do ambiente on line, nas lojas físicas é possível proporcionar uma experiência multissensorial que ainda não conseguimos oferecer na tela do computador e esse pode ser um diferencial competitivo importante, tanto em termos de conversão de venda, quanto em relação à construção de brand equity.